VM (Ventilação Mecânica) no paciente obeso [podcast]

A obesidade é considerada uma epidemia global que ocasiona diversas alterações relacionadas com a saúde, estando estas intimamente ligadas a altos custos de tratamento de saúde. O índice aceito para considerar um indivíduo com sobrepeso ou obesidade é o índice de massa corpórea (IMC). Pacientes com esse índice ≥ 30 kg/m2 são considerados obesos.

Um quadro de obesidade, devido ao aumento de tecido adiposo abdominal e ao redor do tórax, pode interferir na contração do diafragma.

Neste episódio, Luiz Forgiarini, especialista em fisioterapia e terapia intensiva e conteudista do Whitebook fala sobre os impactos da obesidade na mecânica respiratória de um paciente. Confira!

Alterações Pulmonares

A obesidade está associada a importantes alterações fisiológicas, tais como redução da complacência pulmonar, causada pela distribuição da massa de gordura e da alteração do posicionamento diafragmático, assim como pelo aumento de pressão intra-abdominal (PIA).

Destaca-se ainda a redução da capacidade residual funcional (CRF), assim como da capacidade pulmonar total, repercutindo no aumento do trabalho respiratório. Tal fator também é impactado pelo aumento da resistência de vias aéreas e de parede torácica. Estes pacientes tendem a necessitar de um alto volume minuto, o que estaria associado à elevações da PaCO2.

Intubação

Os pacientes que apresentem obesidade serão possíveis pacientes com via aérea difícil (VAD), o que pode estar relacionado com a dificuldade no processo de intubação.

Na ventilação mecânica (VM) invasiva, a indicação é que se utilizem modos assisto-controlados (A/C), seja a pressão (PCV), seja a volume (VCV). A monitorização da mecânica respiratória, assim como a da PIA, é recomendada, principalmente quando o paciente apresentar elevados níveis de PaCO2.

O volume corrente (VC) deve ser de 6 mL/kg de peso predito e uma fração inspirada de oxigênio (FiO2) para manutenção de uma saturação periférica ≥ 92%.

Os níveis de pressão positiva ao fim da inspiração devem ser ≥ 10 cmH2O. Do mesmo modo, a pressão platô deve ser limitada a valores ≤ 35 cmH2O. Em casos de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), pode-se tolerar valores de até 40 cmH2O, contanto que a pressão de distensão alveolar ≤ 15 cmH2O.

Saiba mais conferindo o episódio completo do podcast do Whitebook. Ouça abaixo!

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

As informações utilizadas nesta publicação foram obtidas no Whitebook Clinical Decision.

Read More

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments :

Post a Comment