Vacina contra Monkeypox: o que sabemos?

featured image

Acaba de ser lançada, no Whitebook Clinical Decision, uma categoria mais atual e completa sobre a vacina contra a Mpox. Confira, na íntegra, informações sobre composição, administração e indicações. Para saber mais sobre a vacina, acesse pelo Whitebook: Vacinação > Vacina > Vacina contra Monkeypox.

Ouça: Especial Monkeypox – Highligths dos principais pontos da doença [podcast]

O que é? A vacina contra Monkeypox é a estratégia que visa proteger os indivíduos com maior risco de evolução para as formas graves da doença, conforme o contexto atual de transmissão no Brasil. Além disso, busca proteger pessoas que tiveram contatos de médio e alto riscos de transmissão com casos confirmados e/ou suspeitos da doença.

Qual a sua composição? Está sendo utilizada, nesse momento, apenas a vacina Jynneos. Trata-se de uma vacina viva, desenvolvida a partir da cepa Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN) modificada.

Qual a via de administração e a dose utilizada? Administração subcutânea (preferencialmente deltoide). O esquema consiste em 2 doses (0,5 mL cada) com 4 semanas de intervalo (28 dias) entre as doses. Neste momento, não se recomenda a administração simultânea da Jynneos Mpox com outras vacinas, pois ainda não existem estudos de coadministração.

Na vacinação pré-exposição, indica-se um intervalo de 30 dias com qualquer vacina previamente administrada. No caso de pós-exposição, orienta-se que a vacinação contra a mpox ocorra, independentemente da administração prévia de qualquer imunobiológico.

Para quais casos é indicada? Neste momento, pela situação epidemiológica e quantidade de vacinas disponibilizadas, o público-alvo é:

Vacinação pré-exposição  Vacinação pós-exposição 
Indivíduos vivendo com HIV/aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais; com idade ≥ 18 anos; e com CD4 < 200 nos últimos 6 meses. Indivíduos que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, em que a exposição seja classificada como de alto ou médio risco e que se apresentem para receber a vacina até 4 dias após exposição. 
Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3, de 18-49 anos de idade.   

Quais são as contraindicações e precauções? Histórico de reação alérgica grave após a administração de uma dose prévia da vacina é uma contraindicação. Em relação às precauções, indivíduos com histórico de reação alérgica grave após o uso de Gentamicina, Ciprofloxacino ou a proteína do ovo ou da galinha e que não estejam fazendo uso de nenhum produto contendo essas proteínas, devem ser avaliados individualmente sobre o risco/benefício com a possibilidade de receber a vacina de forma observada, por 30 minutos em ambiente hospitalar.

Leia também: Vacinas bivalentes contra a covid-19

Não há dados de segurança da vacina MVA-BN Jynneos em gestantes e lactantes. Por se tratar de uma vacina de vírus não replicante, estudos prévios com outras vacinas semelhantes não demonstraram toxicidade ao feto. Assim, seu uso pode ser realizado com precaução quando a gestante tiver exposição de alto risco, considerando a relação risco/benefício no contexto da infecção durante o período gestacional, que pode levar ao abortamento espontâneo, morte fetal e transmissão vertical. Saiba mais no Whitebook!

Autoria principal: Raíssa M. Perlingeiro
Equipe adjunta:

  • Isabel Cristina Melo Mendes (Infectologia)
  • ⁠⁠⁠⁠⁠Rafael Silva Duarte (Medicina e Microbiologia)

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Médica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/FIOCRUZ ⦁ Mestrado em Pesquisa Clínica pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/FIOCRUZ ⦁ Infectologista pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas/FIOCRUZ ⦁ Graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense

Referências bibliográficas:
Ícone de seta para baixo

  • Ministério da Saúde (BR). Informe técnico operacional de vacinação contra a Mpox. Brasília: Ministério da Saúde, 2023.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública: COE Monkeypox. Plano de Contingência Nacional para Monkeypox. Versão 2. Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
  • Jynneos®. Australian Government. Information on Jynneos® (modified vaccínia Ankara – Bavarian Nordic, MVA-BN) vaccine. (Accessed on April 10, 2023).
  • World Health Organization. Vaccines and immunization for monkeypox: interim guidance 2022. [Internet]. (Accessed on April 10, 2023).
  • Mbala PK, Huggins JW, Riu-Rovira T, et al. Maternal and fetal outcomes among pregnant women with human monkeypox infection in the Democratic Republic of Congo. The Journal of Infectious Diseases. 2017; 216(7):824-828.
  • Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis. Manual de vigilância epidemiológica de eventos adversos pós-vacinação [recurso eletrônico]. 4a ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.
  • Duffy J, Marquez P, Moro P, et al. Safety Monitoring of JYNNEOS Vaccine during the 2022 Mpox Outbreak – United States, May 22-October 21, 2022. MMWR. Morbidity and Mortality Weekly Report. 2022; 71(49):1555-1559.


Read More

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments :

Post a Comment