Poucos mas bons. EV6 GT e EV9 concentram as atenções na Kia em 2023

featured image

Em 2023 a Kia pode não ter muitas novidades, mas as que tem — o topo de gama EV9 e o EV6 GT — não deixam ninguém indiferente.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

O ano de 2023 só nos vai trazer duas novidades da Kia. Contudo, tendo em conta que se tratam do novo Kia EV6 GT, o modelo mais potente de sempre da marca, e do Kia EV9, o seu novo topo de gama, é caso para dizer que estas «chegam e sobram».

Kia EV9 tem lugar para (quase) tudo

Começamos pelo Kia EV9, o novo SUV elétrico que a marca sul-coreana antecipou com o Concept EV9 e que é tão parecido com o protótipo que até fica difícil descobrir o que mudou.

KIA Ev9 traseira
© KIA

Assente na plataforma E-GMP (a mesma do Kia EV6 e Hyundai IONIQ 5), sabemos que o EV9 vai contar com uma arquitetura elétrica de 800 V e suportar carregamentos de até 350 kW, sendo estes os únicos dados técnicos divulgados por agora.

O que já sabemos é que o novo topo de gama da Kia tem lugar para sete passageiros, um interior (muito) espaçoso e bancos (os da segunda fila) que rodam 180º.

Para mais informações teremos de esperar pela apresentação mundial do modelo, prevista para o final do mês de março.

O Kia mais potente de sempre

Relativamente ao Kia EV6 GT, um carro que o Diogo Teixeira já teve oportunidade de testar, começam a faltar adjetivos para o descrever.

Com dois motores elétricos (um por eixo) que lhe oferecem 430 kW (585 cv) e 740 Nm, o EV6 GT é o Kia mais potente de sempre e um autêntico «caçador de superdesportivos».

Os 0 aos 100 km/h cumprem-se em apenas 3,5s, os 200 km/h chegam em cerca de 12s e a velocidade máxima é bem superior àquela a que nos habituámos a ver nos modelos 100% elétricos: 260 km/h.

A juntar a tudo isto temos uma suspensão adaptativa, uma direção mais direta, um diferencial autoblocante eletrónico no eixo traseiro e até um modo drift.

LEIAM TAMBÉM:
Adeus, Kia Rio? Fim da linha pode chegar este ano

Agora, o Kia EV6 GT prepara-se para chegar ao mercado nacional e, pelo caminho, promete mudar ainda mais a perceção pública da marca sul-coreana.

Este artigo faz parte do Especial Novidades 2023. Mais de 100 lançamentos para descobrir, com o apoio do Millennium bcp.

Sabe esta reposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Kia Niro HEV?

Avatar photo

Read More

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments :

Post a Comment