AAP 2022: Estudo avalia o IMC pediátrico durante a pandemia de Covid-19

featured image

Daily News | Online News

Em 8 de outubro, no congresso da Academia Americana de Pediatria (AAP Experience 2022), pesquisadores de Norfolk, Virginia, divulgaram os resultados de um estudo que rastreou o índice de massa corporal (IMC) de pacientes pediátricos dois anos antes e um ano após o início da pandemia de Covid-19.

Embora a prevalência da obesidade infantil nos Estados Unidos estivesse se estabilizando antes da pandemia, um estudo populacional na Pensilvânia publicado em maio de 2021 mostrou que essa taxa estava aumentando novamente. Diante de uma falta de compreensão das possíveis causas e implicações dos efeitos da pandemia e o estilo de vida adotado associado ao aumento do IMC infantil, o objetivo dos pesquisadores foi avaliar a trajetória do IMC pediátrico durante a pandemia versus a trajetória anterior ao seu início. O estudo foi apresentado pela acadêmica de terceiro ano de medicina, Rylie Mainville.

Pacientes com idades entre 4 e 17 anos, atendidos por mais de dois anos e com IMC registrados por, pelo menos, duas visitas ambulatoriais separadas por um intervalo de um ano, foram matriculados no General Academic Pediatric (GAP) no Children’s Hospital of The King’s Daughters (CHKD). Os pais/responsáveis e crianças com mais de 8 anos receberam um questionário que avaliou diferentes fontes potenciais de mudanças no estilo de vida que poderiam afetar o IMC: consumo de fast-food, mudanças no consumo de água e frutas, tempo de tela, tempo em casa com a família e níveis de atividade, entre outros.

Para as análises estatísticas entre as variáveis, o modelo Generalized Estimating Equation (GEE) e a correlação de Spearman foram utilizados. Foram coletados dados de 238 pacientes (51% do sexo feminino, maioria afro-americana/negra) com idade média de 9,47 para meninas e 9,57 para meninos.

Os pesquisadores observaram que o percentil de IMC aumentou significativamente ao longo do período avaliado (início da pandemia de Covid-19 até maio de 2021; p <0,001). No entanto, quando separado por sexo, o aumento foi mais significativo para as meninas. O aumento do percentil do IMC ao longo da pandemia correlacionou-se positivamente com um aumento no tempo em casa com a família e um aumento no tempo de tela no último ano.

Esses resultados se correlacionam bem com o estudo populacional anterior de que o IMC das crianças aumentou durante a pandemia e, mais ainda, nas meninas. Dois fatores significativos nessa tendência foram o aumento do tempo gasto com a família e o aumento do tempo de tela.

Como o aumento do IMC é multifatorial, as direções futuras deste estudo podem ter como objetivo investigar a origem dessas alterações e outras implicações inesperadas. Os resultados podem ajudar famílias e médicos a combater esse aumento alarmante no IMC pediátrico, que provavelmente permanecerá por muito tempo após as modificações no estilo de vida decorrentes da pandemia.

Durante a apresentação, Rylie Mainville destacou que o estudo mostra como os momentos de isolamento foram difíceis para as famílias. “Comer reconforta e, como as crianças estavam presas em casa, sem escola, sem brincadeiras ao ar livre, junto de seus familiares o tempo todo e estressadas, as famílias compensaram o desconforto na comida”. Além disso, a estudante enfatizou que a saúde de todas as comunidades foi impactada negativamente pela Covid-19, especialmente comunidades de baixa renda e, predominantemente, afro-americanas.


Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED:


Veja mais beneficios de ser usuário

do Portal PEBMED:

Daily News | Online News


7 dias grátis com o Whitebook

Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.

Daily News | Online News


Acesso gratuito ao Nursebook

Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.

Daily News | Online News


Acesso gratuito Fórum

Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.

Daily News | Online News


Acesso ilimitado

Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos
e revisados por especialistas

Daily News | Online News


Teste seus conhecimentos

Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida

Daily News | Online News


Conteúdos personalizados

Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados
por especialidades

Selecione o motivo:

Errado

Incompleto

Desatualizado

Confuso

Outros

Daily News | Online News Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Daily News | Online News Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Daily News | Online News Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Autor

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Valença ⦁ Residência médica em Pediatria pelo Hospital Federal Cardoso Fontes ⦁ Residência médica em Medicina Intensiva Pediátrica pelo Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Saúde Materno-Infantil (UFF) ⦁ Doutora em Medicina (UERJ) ⦁ Aperfeiçoamento em neurointensivismo (IDOR) ⦁ Médica da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) da UERJ ⦁ Professora adjunta de pediatria do curso de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques ⦁ Membro da Rede Brasileira de Pesquisa em Pediatria do IDOR no Rio de Janeiro ⦁ Acompanhou as UTI Pediátrica e Cardíaca do Hospital for Sick Children (Sick Kids) em Toronto, Canadá, supervisionada pelo Dr. Peter Cox ⦁ Membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) ⦁ Membro do comitê de sedação, analgesia e delirium da AMIB e da Sociedade Latino-Americana de Cuidados Intensivos Pediátricos (SLACIP) ⦁ Membro da diretoria da American Delirium Society (ADS) ⦁ Coordenadora e cofundadora do Latin American Delirium Special Interest Group (LADIG) ⦁ Membro de apoio da Society for Pediatric Sedation (SPS) ⦁ Consultora de sono infantil e de amamentação ⦁ Instagram: @draroberta_pediatra

# MAINVILLE, R. et al. Examining the Effects of Covid-19 Lifestyle on Pediatric BMI. 2022 AAP NATIONAL CONFERENCE & EXHIBITION. Anaheim, California, 08 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.eurekalert.org/news-releases/966500.

Read More

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments :

Post a Comment