Esta foi a primeira consola portátil com um ecrã a cores!

featured image

Hoje em dia, o mercado continua louco com a Nintendo Switch, e as suas muitas versões já lançadas. Mas faz ideia de quando apareceu a primeira consola com ecrã a cores no mundo mobile? Acha que foi o Game Boy Color? Está enganado!

  • Consola portátil com placa gráfica dedicada? Está a caminho!

Esta foi a primeira consola portátil com um ecrã a cores!

Portanto, sendo lançada em Setembro de 1989 por 179.99$ nos Estados Unidos, a Atari Lynx foi a primeira consola portátil com um ecrã LCD capaz de reproduzir até um máximo de 16 cores ao mesmo tempo, num leque de 4096 disponíveis. Estamos a falar de um pequeno ecrã LCD com a resolução de 160*144.

Curiosamente, já nesta altura, era possível fazer uma espécie de configuração LAN, com outras 17 consolas. (Tudo através de cabo! ‘Comlynx’).

Entretanto, mais tarde, tivemos a Sega Game Gear em 1991 com um ecrã LCD um pouco mais evoluído, com a mesma exata resolução. (Era capaz de 32 cores em simultâneo)

Como é óbvio, em 1998 demos as boas vindas a uma das consolas portáteis mais famosas do planeta, o Game Boy Color da Nintendo, que por sua vez, apesar de ter a mesma exata resolução dos modelos já mencionados, era capaz de apresentar 56 cores em simultâneo, dentro de uma palete de 32.768 cores disponíveis.

As coisas não ficaram por aqui! Visto que nos bons velhos tempos, também tivemos o Neo Geo Pocket Color, a chegar ao mercado em 1999, desta vez com um ecrã LCD capaz de mostrar 146 cores ao mesmo tempo, com uma resolução um pouco superior de 160*152.

Então e a Super Micro de 1983? Tinha cores!

Mais ou menos, a Super Micro da Palmtex tinha um ecrã monocromático, que aproveita um sistema de camadas para demonstrar algumas cores. O ecrã em si, com uma resolução de 16*32 não era capaz de reproduzir cores.

Read More


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comments :

Post a Comment